O Zouk Brasileiro surgiu de uma dança Brasileiro chamada Lambada, e também teve influencias de outras danças como Samba de Gafieira, Bolero Brasileiro, Forró.
Nos anos 80, Lambada se popularizou rapidamente no Brasil e no mundo com ajuda de filmes e da divulgação da musica e dança pela banda Kaoma. Lambada foi uma dança que dominou a maioria das casas noturnas do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Casas noturnas tocavam apenas Lambada.
Nos anos 90 a popularidade da Lambada começou a diminuir por motivos como:
- Outro motivo importante era o fato de ser um estilo de dança rápida com muitos movimentos corporais desafiadores, o que tornava mais difícil o aprendizado para pessoas de todas as idades.
- A sensualidade da dança se tornou um problema para muitos alunos.
- A banda Kaoma terminou e parou de criar musicas de Lambada
- DJs pararam de tocar Lambada nas casa noturnas.
Em meados dos anos 90 os brasileiros descobriram o ritmo Zouk do Caribe Francês que tinha muitas semelhanças com a música Lambada, pois a música Lambada tem muitas influências dos ritmos caribenhos. Os amantes da Lambada são uma oportunidade para continuar dançando seu amado estilo de dança. No Rio de janeiro havia muitos dançarinos de Lambada que queriam continuar dançando o estilo. Logo a dança Lambada começou a se adaptar à música Zouk. No entanto, a música Zouk era mais lenta do que a Lambada, por isso foi necessário fazer alterações na dança, incluindo seus passos básicos.
Essa transformação aconteceu em vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, Jaime Aroxa, Renata Peçanha e Adilio Porto da Escola de Dança Jaime Aroxa perceberam que nas aulas era difícil ensinar o básico da Lambada na hora e com a influência de outros estilos de dança brasileira como o Samba de Gafieira eles modificaram o noções básicas de estar no local para viajar para frente e para trás. A Salsa linear também os influenciou a criar movimentos de fígado como “Lateral” e “Bonus”, porque os movimentos da Lambada eram todos circulares. Essas mudanças ajudaram os alunos a aprender facilmente. A seguir surgiram outros movimentos como o “Raul” e o “Bonus”, que deram origem ao nosso popular kit básico.
Muitos professores e alunos da escola Jaime Aroxa também contribuíram para o desenvolvimento deste estilo de dança. Com este apoio eles puderam divulgar esta nova metodologia de ensino para outras escolas, outras cidades e também ao redor do mundo.
Em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, a transformação da Lambada em Zouk Brasileiro se originou de maneiras diferentes, criando diferentes estilos de Zouk Brasileiro.
Porque esta dança evoluiu de uma dança brasileira Lambada, é uma dança brasileira. Não é porque o nome não é brasileiro que a dança não será do Brasil. Todos os profissionais de Zouk então decidiram chamar este estilo de dança de Zouk Brasileiro (Zouk Brasileiro), com o objetivo de proteger a nossa própria cultura e também com o objetivo de não interferir nas interpretações das diferentes culturas sobre o Zouk.