História do Zouk Brasileiro

O Zouk Brasileiro surgiu de uma dança Brasileira chamada Lambada, e também teve influências de outras danças brasileiras.

Nos anos 80, a Lambada era moda no Brasil e se popularizou rapidamente no mundo com ajuda de filmes, influência dos djs, divulgação da música e dança inicialmente pela banda Kaoma, Beto Barbosa entre outros, e estilos diferentes de músicas, tais como Samba-Reggae, Zouk Caribenho, música Flamenca, principalmente Gipsy Kings, entre outros.

A Lambada foi uma dança que dominou a maioria das casas noturnas do Brasil, especialmente em Porto Seguro, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Sendo as principais casas noturnas da época entre os anos 80 e 90:

  • Porto Seguro – Reggae Night e Boca da barra;
  • Rio de Janeiro – Roxy Roller e Ilha dos Pescadores;
  • São Paulo – Lambar, Mel e Reggae Night;
  • Belo Horizonte – Casa Blanca e Cabaré Mineiro.

Nos anos 90 a popularidade da Lambada começou a diminuir e com isso os amantes remanescentes passaram a usar prioritariamente a música Zouk Caribenha para continuar a dançar a Lambada.

É quando surge um novo momento na cena da Lambada onde naturalmente as pessoas passam a chamar a dança de lambada francesa, pela música ser cantanda em creolê francês, até chegar ao nome Zouk.

Foi um momento onde vários pontos influenciaram na diminuição da popularidade da dança Lambada. Pontos que iremos citar em outros textos.

É interessante mencionar que nessa época tivemos algumas referências que mantiveram o movimento vivo e o fazem até hoje, por exemplo alguns membros do conselho como: Jaime Arôxa, Renata Peçanha, Philip Miha, Rodrigo Delano e Gilson Damasco, personagens importantes que sustentaram o movimento durante anos em suas cidades, entre outros que também fizeram e fazem a diferença.

Logo a dança Lambada começou a se adaptar à música Zouk. E em consequência do gênero Zouk ter características diferentes da Lambada, a dança foi se modificando naturalmente, adquirindo características diferentes em vários estados do Brasil e alguns lugares do Mundo criando inclusive interpretações e diferentes estilos de Zouk.

Houve um momento que diversos nomes foram criados, dificultando o entendimento da comunidade, diversas reuniões e debates ocorreram. Percebendo que a utilização do termo Zouk era inadequado por já existir uma dança e música utilizada no Caribe, surge a necessidade de discutir o assunto, e em 2006, onde foi proposta uma mesa redonda, no Congresso Minas Zouk (atual BH Zouk) em Belo Horizonte, para buscar uma solução para essa situação específica do nome dessa dança, com o intuito de unir a comunidade de vários estilos já existentes. Foi quando surgiu o termo Zouk Brasileiro por meio de votação.

Até 2012 houveram muitas palestra e ações em Congressos em diversas partes do Mundo, que concretizaram e popularizaram o nome Zouk Brasileiro.

Em 2014 foi criado o Conselho de Dança Zouk Brasileiro pelos fundadores Larissa Thayane e Kadu Pires com o objetivo principal de preservar, promover, apoiar e desenvolver a comunidade do Zouk Brasileiro. Com o apoio de alguns importantes nomes da cena que foram convidados a participar e oficializar o Conselho, tais como Alex de Carvalho, Renata Peçanha, Gilson Damasco, Philip Miha, Rodrigo Delano, Rafael Oliveira, Freddy Marinho e Jaime Arôxa.

Em 2020 por votação dos integrantes do Conselho foram convidadas mais quatro integrantes Rachel Ramalho, Bruna Kazakevic, Andressa Castelhano e Ruana Vasquez.

Um dos principais projetos desenvolvidos foi a organização das competições de Jack & Jill oficial de Zouk Brasileiro.
Atualmente desenvolve pesquisas e novas ações para a expansão da comunidade, tais como o senso internacional que está em andamento, e os Sílabos do Zouk Brasileiro.

Fonte: Membros do Conselho e Luis Florião.

Obs: Tivemos grandes nomes que não estão nesse texto, mas serão citados quando formos explicar a história do movimento Zouk Brasileiro em cada estado.

History of Brazilian Zouk

What is Zouk?

Brazilian Zouk is a Latin dance which began in Brazil during the early 1990s. It originated from a Brazilian dance called Lambada with influences from other Brazilian dances. 

In the 80’s, Lambada was very popular in Brazil and quickly gained worldwide notoriety through its music especially because of the popularity of the band Kaoma, Beto Barbosa, among others, and different styles of music such as Samba-Reggae, Caribbean Zouk, Flamenco music, mainly Gipsy Kings, among others. TV shows, films and DJ’s also helped promote the dance and the music.

Lambada was a dance that dominated most nightclubs in Brazil, especially in Porto Seguro, São Paulo, Belo Horizonte and Rio de Janeiro.

The most popular nightclubs in the 80’s and 90’s:

  • Porto Seguro – Reggae Night and Boca da Barra
  • Rio de Janeiro – Roxy Roller and Ilha dos Pescadores
  • São Paulo – Lambar, Mel and Reggae Night
  • Belo Horizonte – Casa Blanca and Cabaré Mineiro

Lambada’s popularity began to decline in the 90’s, and the remaining lovers began to use primarily Zouk Caribbean music to continue dancing Lambada. During this period people naturally began to call the dance French Lambada, because of the music being sung in French Creole. Following that the community began to call the dance Zouk.

Many other factors influenced the decrease in its popularity. It is important to mention that many Brazilian dancers/instructors were fundamental to help maintain the growth of the dance and they are dance references until today. Some of them are members of the Brazilian Dance Zouk Council such as: Jaime Arôxa, Renata Peçanha, Philip Miha, Rodrigo Delano and Gilson Damasco. Important dancers who supported and promoted the dance in their cities until today, among others. 

As a result of the Zouk music having different characteristics from Lambada, soon the Lambada dance began to adapt to the Zouk music. the dance was naturally modified, acquiring different characteristics in various states of Brazil and some places in the world, creating interpretations and different styles of Zouk. 

There was a time when several names were created making it difficult for the community to promote Zouk dance. Several meetings and debates took place and the community understood that the name Zouk was inappropriate because the dance and music already existed in the Caribbean. 

Around 2006, there was an important meeting at the Minas Zouk Congress (currently BH Zouk Congress) in Belo Horizonte, in order to define the official name of the dance and unite the community. The Brazilian Zouk name was decided by majority of votes. Until 2012, there were many meetings, lectures during dance congresses around the world to bring awareness and popularity to Brazilian Zouk name.

In 2014 the Brazilian Zouk Dance Council was founded by Larissa Thayane and Kadu Pires. The Council serves, supports, and promotes all aspects of Brazilian Zouk. We encourage the growth of this great dance throughout the world. The Council is supported by its board of directors – Gilson Damasco, Renata Peçanha, Alex de Carvalho, Kadu Pires, Larissa Thayane, Jaime Aroxa, Rafael Oliveira, Philip Miha, Rodrigo Delano, and Freddy Marinho.

In 2020 new members were added to the Council by vote. They are Andressa Castelhano, Ruana Vasquez, Bruna Kazakevic and Raquel Ramalho.

One of the main projects developed by the BZDC are the official Brazilian Zouk Jack and Jill Competitions worldwide. The Council currently develops research and new action for community growth. 

The Council is designed to:

  • Improve communications and provide information services and record keeping for the Brazilian Zouk Community.
  • Promotes the growth of Brazilian Zouk to the general public.
  • Provides a central place for information for dancers, clubs, promoters, organisers, teachers, judges, competitors and interested parties.
  • Maintains a global website.
  • Maintains a competitor’s registry showing placements from all major events, with points accumulated for each competitor.
  • Maintains a Members Registry for communication between members.
  • Maintains an Instructors Registry with a listing of dance instructors that are members of the BZDC in good standing.
  • Coordinates and maintains a global calendar listing of dates and locations that allows for better planning for organisers and those who plan to participate.

Source: Council members and Luis Florião

 

Important note: There are many important names that were not mentioned in this document, but will be mentioned in future documents about the history of Brazilian Zouk in each Brazilian state.

Interview Renata Peçanha
Lambada - Kaoma performance in 1989
One of first Brazilian Zouk choreographies 25 years ago