Como sabemos, o nosso Zouk (brasileiro) vem ao longo dos anos, desde a explosão da Lambada, ganhando formas e estilos diferentes. Isso é bom… Afinal, faz parte da evolução da Dança. Mas tomemos o cuidado de não criar nomes ou fazer dos estilos um marketing pessoal… Pois além de confundir as pessoas, isso não respeita os fundamentos já aplicados na base fundamental de cada fase que a Dança ganhou. Para se ganhar um novo nome, se faz necessário uma mudança significativa nos fundamentos de base.
Música árabe, R&B, Hip Hop, Kizomba, Zouk, Pop e etc., dão movimentações e interpretações diferentes é claro… Mas a base e estrutura de Dança é a mesma que já foi criada e ainda aplicada há tempos atrás.
A exemplo do nosso Samba de Gafieira, temos duas fases/linhas: samba tradicional e samba funkeado. Os mestres Carlos Bolacha e Paulinha, Valdeci de Souza e Cristina Ramos, Jaime Arôxa e Bianca Gonzalez e Marcelo Chocolate e Sheila Aquino por exemplo, possuem interpretações diferentes para dançar o Samba, mas usam os mesmos elementos de base… Especialmente, porque dançam tipos de samba música diferentes (bossa nova, chorinho, MPB, etc.) e CONTINUAM O CHAMANDO DE SAMBA TRADICIONAL. Isso ajuda e muito a clareza e divulgação da nossa dança! O samba funkeado de Jimmy de Oliveira tem interpretação corporal e fundamentos diferentes, em especial na execução dos movimentos… Fica clara a diferença, mesmo utilizando alguns movimentos criados no samba tradicional.
Conversando com alguns profissionais como Bruno Arkkanjo, Renato Veronezi, Mafie Zouker, Adilio Porto, Gilson Damasco, Larissa Thayane, Wiliam Teixeira, Renata Peçanha, Kadu Pires e Philip Miha, concordamos que a nossa Dança Lambada passou por três fases diferentes, dando origem a três linhas DISTINTAS MAS INFLUENCIÁVEIS, com fundamentos específicos pra cada momento desses, originando movimentos e conexões, d i s p e n s a n d o qualquer outro nome que possa se dar a nossa Dança. Outros profissionais participaram da conversa, mas não concluímos o debate…
A seguir, alguns vídeos de casais profissionais que podem exemplificar a similaridade de formas, movimentos e conexões, obviamente cada um no seu estilo e liberdade de expressão, mas com as características que os classificam presentes especificamente em cada fase mencionada.
Lembrando, que todas as linhas acabam sendo influenciadas entre si… Basta a pessoa se permitir.
Sendo assim, vamos conhecê-las.